A arte de colecionar

Figurinha, moeda, selo, gibi, conchinha… Pode ser qualquer coisa… Quem alguma vez na vida não colecionou alguma coisa?

Colecionar para entreter, para manter-se ocupado, para guardar objetos, para preservá-los, para deixar armazenado na memória afetiva.

Agora a febre é colecionar figurinhas da Copa do Mundo! E nesse universo, é muito agradável se conectar com o comportamento dos colecionadores, com os espaços reservados para troca, com a boa sensação de conseguir a figurinha tão esperada. Ah! Não posso deixar de falar do papel das redes sociais nesse tão importante processo de busca!

Como é prazeroso conquistar a figurinha mais cobiçada daquele jogador tão famoso e querido! Completar um álbum é fazer a lição de casa e tirar a nota dez no boletim!

É por isso que não é preciso ter receio de entrar nessa empreitada, pois o retorno é sempre gratificante.

Colecionar algo é poder descobrir novos horizontes, é estabelecer o intercâmbio com outros praticantes da modalidade.

E você? Já comprou vários pacotinhos de figurinhas? Tem muitas figurinhas repetidas? Se tiver, não se preocupe, pois isso só facilitará a troca com outros colecionadores. Uma dica: não tenha pena de trocar suas figurinhas repetidas, pois a sua meta é completar o álbum! Mantenha o foco, negocie e se tiver que trocar uma única figurinha por um “bolo” não desanime! Isso faz parte da emoção!

Colecionar figurinha é coisa de criança? Claro que não! Basta navegar pelas redes sociais, andar pelas ruas, observar os pontos de troca e buscar novos colecionadores para percebermos que pessoas de todas as idades estão dispostas a brincar, a disputar, a ensinar e aprender, a completar a falta e o melhor de tudo… relembrar tempos de infância!

Momento “trocando figurinhas”

Para você, que é curioso, leia alguma informações interessantes sobre o álbum da Copa 2014 (fonte retirada da Folhinha / Folha de S. Paulo, 3 de maio de 2014)

  • O primeiro álbum da Copa a ser vendido no Brasil foi o de 1950 (torneio disputado no Brasil e a seleção brasileira perdeu o campeonato).
  • No Brasil foram impressos 8,5 milhões de álbuns.
  • Em média, demora-se de duas a três semanas para completar o álbum, de acordo com contas oficiais.
  • A Panini, editora que publica o álbum, garante ser impossível que a mesma figurinha venha repetida no mesmo pacote, pois passa por um forte processo de checagem.
  • O álbum é igual no mundo todo.
  • Todas as figurinhas são produzidas na mesma quantidade, portanto não existem figurinhas raras.
  • É possível conseguir figurinha oficial com sua foto! Entre no site www.mypanini.com e os maiores de 18 anos podem encomendar.

Colecionador, agora é com você! Registre aqui o seu sentimento em relação a colecionar figurinhas ou outro objeto qualquer. Boa sorte!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor