Conflitos são inevitáveis

Era uma tarde de sábado e um convite para ir ao cinema. Topei, me diverti e surgiu a possibilidade de escrever.

O filme “Universidade Monstros” (Monsters University. EUA, 2013. Direção: Dan Scanlon. 110 min. Livre), além de ser divertido pode ser educativo! Que tal aproveitar o conteúdo abordado no filme e conversar com as crianças sobre valores que dizem respeito ao bem estar próprio e do outro? Aproveite a oportunidade para trocar ideias sobre sentimentos relacionados à coragem, determinação, amizade, união, orgulho, humilhação, medo, desrespeito, constrangimento…

O filme conta a história de dois monstrinhos Mike Wazowski e James P. Sullivan, durante o período que estão na universidade.

É curioso ver a forma como Mike enfrenta os desafios e como reage diante das situações de humilhação e constrangimento.

Outro ponto a ser destacado é como a amizade entre os dois monstrinhos nasce e como as relações são vividas no grupo.

O filme mostra um clima escolar com seus “sabores e dessabores”, muito semelhante à realidade vivida por nossas crianças e jovens.

Mike passa por momentos de amadurecimento e crescimento emocional. Enfrenta inúmeros desafios, luta pelo seu sonho, perde a batalha algumas vezes, mas sua persistência e determinação o conduz para a realização do seu desejo com sucesso.

Isso dá uma boa discussão seja em casa entre pais e filhos ou na escola numa roda de conversa e nos leva a pensar que, nós adultos, precisamos buscar maior habilidade para lidar com os conflitos vividos em nossa sociedade. É nosso papel ser o mediador no processo, ajudando crianças ou jovens, um a ouvir o outro, e pensar em boas formas de resoluções de conflitos.

Condutas ofensivas como agressão, vandalismo, difamação, ciberbullying, preconceito, injustiças, humilhações são atitudes presentes cada vez mais frequentes entre jovens e adultos também.

Hoje em dia, as relações estão muito complexas! O estilo de vida de cada um, a forma de reagir aos problemas, o não respeito às diferenças, a comunicação rápida e globalizada são alguns elementos que as diferentes gerações estão expostas. Dizer não, fazer escolhas sem medo, enfrentar os desafios, alcançar objetivos, comemorar o sucesso, aprender com o erro, defender uma opinião e não desistir no primeiro obstáculo são atitudes construídas, experimentadas e aprendidas durante todas as fases da vida.

Precisamos acreditar que o conflito é necessário ao desenvolvimento de qualquer ser humano e vivenciando-o passamos a refletir sobre modos diferentes de restabelecer a reciprocidade. Daí a importância de oferecemos boas intervenções às crianças e jovens, priorizando um trabalho construtivo em relação ao favorecimento do desenvolvimento sociomoral das crianças e jovens, a fim de melhorar as interações sociais e minimizar a violência dentro e fora da escola.

Que valores nossos futuros adultos estão priorizando?

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor