Contação de histórias

Contar história é uma arte! Sendo assim, é dando asas à imaginação, pais, avós, professores e contadores de histórias profissionais procuram incentivar o gosto pela leitura e literatura. É por meio das belas histórias contadas que buscamos desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário, trabalhar as questões éticas e morais entre outras coisas.

Ouvir histórias pode-se tornar um hábito!

Maria Fernanda Vomero (http://vidasimples.abril.com.br/temas/era-vez-749207.shtml) resgata o significado da contação de histórias no texto Era uma vez… :

“Histórias nutrem a alma e nos preparam para a vida. A contação de histórias amplia nosso universo simbólico, facilitando a compreensão de aspectos da realidade enquanto mantém vivo o interesse por mitos, fábulas e textos literários(…). O contador entrega ao público as imagens que a história lhe suscita e cada pessoa as recebe de um modo, fazendo as próprias ligações. É muito emocionante.”

Bruno Bettelheim, autor do livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, afirma que hoje as crianças não crescem mais dentro da segurança de uma família numerosa, ou de uma comunidade bem integrada. Por conseguinte, mais ainda do que na época em que contos de fadas foram inventados, é importante prover a criança moderna com imagens de heróis que partiram para o mundo sozinhos e que, apesar de inicialmente ignorando as coisas últimas, encontram lugares seguros no mundo seguindo seus caminhos com uma profunda confiança interior.

Conversando com Educação pergunta:

Professores, no planejamento de sua aula há um espaço de contação de histórias para seus alunos?

Pais, há um espaço de contação de histórias na vida cotidiana de seus filhos?

As histórias escolhidas resgatam um significado mais profundo, despertam a curiosidade, a emoção e enriquecem a vida presente e futura de seus alunos?

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor