Limonada?

Ao ler a capa da revista vida simples: “Se a vida te der limões… aprenda a lidar com as dificuldades do dia a dia, por mais azedas que sejam, e conquiste equilíbrio e tranquilidade para sua vida”, salta aos olhos e o coração bate forte sobre os momentos difíceis da vida, cenários que se transformam do dia para noite.

As afirmações, no texto “Faça uma limonada”, que “a vida não vai lhe poupar limões”, mas aprender com eles é uma saída e que “seja uma separação, uma morte na família, uma doença, uma frustração profissional, a vida segue em frente, e precisamos enfrentar o cenário destruído do que sobrou”, falam profundamente com o coração, fazem lembrar e sentir que é uma tarefa difícil, mas possível.

Que bom que a vida tem movimentos e possibilidades, nosso cérebro apresenta uma plasticidade e está conectado com nosso emocional. Recalcular a rota, reorganizar-se mentalmente e emocionalmente. Abrir o coração e deixar fluir a emoção. Contar com a família, amigos e a religiosidade são ingredientes imprescindíveis. Memórias antigas e vivências felizes podem ajudar a superar os problemas que os acontecimentos nos impõem. Além dos próprios recursos podemos contar com a criatividade, dançar, cantar, silenciar, meditar…A expressão e emoção são grandes aliados. Contar com os recursos próprios, abrir a caixa de ferramentas e começar os cons(c)ertos.

Muito interessante também no texto a experiência com a aula de clown, contar com o humor, rir de si próprio, leveza e vivenciar o oposto das nossas emoções, um exercício para flexibilizar e ampliar o repertório emocional. Aprender a superar as dificuldades com foco na felicidade, acessar as forças pessoais e as virtudes positivas para resolver os problemas, seguir em frente fortalecido e com receita própria.

E você, o que tem feito com os limões que surgem na sua vida?

Leia o texto, de Rafael Tonon, Faça uma limonada, da Revista Vida Simples, julho/2013, p.29 www.revistavidasimples.com.br

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor