Minha família é assim!

Escrito por Thais Bechara. Publicado em Blog.

As festas de final de ano acabaram, mas deixaram marcas que produzem sensação de bem-estar e harmonia.

Bastava abrir as redes sociais e visualizar aquele conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si, unidos e ligados afetivamente.

Antigamente, as reuniões familiares eram mais frequentes. Hoje, com a correria do dia a dia, comemorar a festa  de fim de ano tornou-se uma excelente oportunidade de  convivência com pais, filhos, tios, primos, avós, amigos...

Não é novidade para ninguém que não é nada fácil agregar um certo número de pessoas. Da mesma forma, sabemos que é um período que muitas vezes somos obrigados a  gerenciar resoluções de conflitos. É raro encontrar alguém que nunca teve que contornar situações (algumas vezes constrangedoras), durante essas reuniões, com pessoas do mesmo laço sanguíneo.

Sabemos que se relacionar é bem complicado! Então o jeito é investir na calma, no diálogo e, acima de tudo, no respeito. Haja paciência!

Nas redes sociais, as fotos publicadas da família reunida (e olha que foram muitas!) tudo parecia muito alegre, acolhedor e unido! Os sinais “visíveis” dessa ampla sintonia estavam revelados nos sorrisos, nos abraços e na intenção de poder afetar o outro e de ser afetado.

E com todos os sentimentos aflorados, cada família vai funcionando de um modo único e é nesse processo que cada um vai exercendo e provocando efeitos sobre o outro.

Aos poucos, os vínculos vão se fortalecendo e as relações vão se alinhavando. Erros, imperfeições e diferenças sempre estarão presentes nos grupos familiares.

E no próximo ano, lá vamos nós conviver, outra vez, com a tia que só fala bobagem, com o avô que insiste em recontar aquele mesmo caso da família pela milésima vez, com os primos que provocarão as primas, com os filhos que tiveram sua rotina quebrada.

Desta forma, cada família vai potencializando e articulando o seu modo de ser, agir e se colocar no mundo. Assim é a minha família... assim é a sua família!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por