O importante é caminhar, chegar é consequência!

O texto 15 Ensinametos do Caminho de Santiago “ traz a experiência vivida em 25 dias, pela jornalista Marina Bessa que percorreu sozinha 729 km no caminho francês para Santiago de Compostela. Tempo suficiente para emergir em uma rotina nova e aprender lições valiosas com os peregrinos”.

Percebeu ao finalizar o percurso que o caminho é uma metáfora da vida. Nas caminhadas de 8 horas diárias, conheceu pessoas generosas, precisou se adaptar as intempéries, estabeleceu metas e limites para caminhar.

Escutou seu corpo e desfrutou a beleza da paisagem que alimentou e emocionou o seu percurso.

Aprendeu a aceitar e superar as condições do tempo e desafios do percurso, fazer escolhas, planejar e deixar espaços para o improviso.

Conheceu pessoas e compartilhou momentos incríveis e ao despedir-se das pessoas reconheceu o quanto foram importantes.

Esteve atenta e leu os sinais, lidou com o peso dos medos.

Aprendeu estar presente com as pessoas, se despiu da vaidade, reconheceu a sua essência, percebeu que somos todos iguais.

O importante é caminhar, chegar é consequência. Viver intensamente. Sentir a nostalgia e o encontro com a própria vida.

Marina achou que o caminho seria unir o turismo com a atividade física, mas deixou a vida fluir e foi contemplada com a plenitude da experiência.

Conversando com Educação deseja que você possa viver como um peregrino do seu caminho e manejar sua rotina com generosidade!

Leia mais… Vida Simples pág. 39 – novembro 2013 – Experiência -15 Ensinamentos do Caminho de Santiago – texto Marina Bessa – Ilustração Vanessa Kinoshita – Fotografia Alex Silva

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor