Passageiros, ocupem seus lugares!

Escrito por Thaís Bechara e Sônia Licursi. Publicado em Blog.

Últimos meses do ano! O calendário já revela claramente que falta só o mês de dezembro e as férias de janeiro para logo ter de enfrentar novos desafios escolares.

Quanta expectativa! Mudança de escola ou até mesmo mudança de ciclo. A angústia também é real quando abordamos a passagem dos ciclos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior. Novo tipo de organização didática e nova rotina quebram a zona de conforto de pais, filhos, alunos, professores. É muita gente envolvida nessa etapa da vida escolar.

Espaços diferenciados, aumento do número de alunos na sala de aula, realização da lição de casa, leituras mais exigentes, diferentes cobranças pedagógicas e disciplinares, alcance de resultados, ampliação das relações sociais, novos professores, resoluções de conflitos... São muitos os fatores que passam a tirar o sono de muita gente!

O importante é caminhar, chegar é consequência!

Escrito por Conversando com Educação. Publicado em Blog.

O texto 15 Ensinametos do Caminho de Santiago “ traz a experiência vivida em 25 dias, pela jornalista Marina Bessa que percorreu sozinha 729 km no caminho francês para Santiago de Compostela. Tempo suficiente para emergir em uma rotina nova e aprender lições valiosas com os peregrinos”.

Percebeu ao finalizar o percurso que o caminho é uma metáfora da vida. Nas caminhadas de 8 horas diárias, conheceu pessoas generosas, precisou se adaptar as intempéries, estabeleceu metas e limites  para caminhar.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por