O importante é caminhar, chegar é consequência!

Escrito por Conversando com Educação. Publicado em Blog.

O texto 15 Ensinametos do Caminho de Santiago “ traz a experiência vivida em 25 dias, pela jornalista Marina Bessa que percorreu sozinha 729 km no caminho francês para Santiago de Compostela. Tempo suficiente para emergir em uma rotina nova e aprender lições valiosas com os peregrinos”.

Percebeu ao finalizar o percurso que o caminho é uma metáfora da vida. Nas caminhadas de 8 horas diárias, conheceu pessoas generosas, precisou se adaptar as intempéries, estabeleceu metas e limites  para caminhar.

Educação para a sustentabilidade: muito além dos trabalhinhos com recicláveis

Escrito por Mariana Menezes. Publicado em Blog.

Minha filha tem apenas três anos, mas já sabe fazer trabalhinhos com restos de caixinhas de leite, latas de ervilha e garrafas PET. Acho bonito ver que ela está aprendendo que parte do nosso lixo pode ser reaproveitado, que é nossa responsabilidade separá-lo para a reciclagem e que o planeta está passando por sérias dificuldades para continuar mantendo nossas crescentes demandas por água, alimentos e bugigangas.

Reconheço o valor disso tudo, mas não vejo, pelo menos na escola da minha filha, um real preparo dos professores para lidar com o tema da sustentabilidade. Essas crianças terão que lidar com um planeta em crise, em que a escassez de recursos naturais e a contaminação ambiental colocam em xeque o estilo de vida predominante nos países desenvolvidos. Reciclar e fechar a torneira enquanto se escova os dentes são apenas pequenas mudanças de atitude, infelizmente insuficientes diante do tamanho das mudanças necessárias.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por