Por que escolher uma escola para o filho não é uma tarefa simples?

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Blog.

Por que escolher uma escola para o filho não é uma tarefa simples? Aqui estão algumas dicas de como apresentar a escola para a família que veio conhecer a escola.

  •  Visitar diversas escolas é uma tarefa que toda família faz para escolher aquela que condiz com suas características e expectativas  Perguntas sobre metas, filosofia da escola, valores, projetos, resultados de exames sempre são formuladas.
  • Apresentar ou nomear a equipe que trabalha na escola é uma conduta que agrada a família. Nesse momento, explique a função do diretor da escola, do orientador, do coordenador pedagógico, do professor titular, do professor auxiliar etc. Aproveite a ocasião para ressaltar o investimento da escola com a formação da equipe escolar.
  • Quantificar o número máximo de alunos em cada sala e seus respectivos professores. Mostre a relação aluno / professor / projeto pedagógico.
  • Informar a família sobre os possíveis gastos que a família terá, ao longo do ano, além da mensalidade, tais como: viagens, cursos extracurriculares, alimentação, aniversários etc. Comentar sobre programas de estudo.
  • Observar a distância casa/ escola é um item a ser considerado, pois isso requer planejamento em relação ao transporte escolar, trânsito na região, estacionamentos próximos, segurança.
  • Mostrar todos os espaços de aprendizagem existentes na escola:

            1. Sala de aula: iluminação, acústica, ventilação, tamanho, carteiras, lousa, recursos tecnológicos, escaninhos, material escolar.

            2. Banheiros: limpeza, vigilância, peças adaptadas ao tamanho dos alunos, espaço reservado por faixa etária.

            3. Playground: conservação, periculosidade, banheiro, bebedouro, concepção do espaço.

            4. Lanchonete, cozinha: condição de higiene, conservação de alimentos, qualidade alimentar, recursos humanos, educação financeira, horário do lanche.

            5. Quadras: tamanho, quantidade, qualidade, frequência de uso, adaptação ao clima, pessoal de apoio, horário do recreio, das atividades esportivas e recreativas, atividades extracurriculares.

            6. Laboratório: diversidade, pessoal especializado, equipamento, segurança.

            7. Salas tecnológicas: recursos, professores especializados, projetos.

            8. Bibliotecas: acervo, profissionais especializados, espaço, procedimentos de uso, equipamento.

            9.  Espaço de convivência e socialização: vigilância, ambiente.

Pai e mãe, geralmente, gostam e desejam acompanhar e participar da vida escolar do filho, por isso relate sobre eventos realizados dentro e fora da escola, Reuniões de Pais e Mestres, contato com a equipe da escola, canais de comunicação, período de adaptação, método ou linha pedagógica, sistema de avaliação, aulas de reforço, processo de ingresso, problemas de aprendizagem, indisciplina, orientação profissional, ingresso nas universidades, classificação ENEM e em outros exames nacionais.

Leia mais sobre  lista de perguntas a serem feitas na escolha da escola.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1154816-veja-lista-de-perguntas-a-serem-feitas-na-escolha-da-escola.shtml

Resgatar milhas ou ir para a escola?

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Blog.

 

Recentemente, viajei para o exterior, após o período de férias escolares, e fiquei alarmada com o número de crianças e adolescentes que viajavam a passeio em pleno período escolar com suas respectivas famílias. Viajar é aprender. É uma ótima oportunidade de estabelecer contato com outras culturas e idiomas.

Como faz parte da minha profissão, tenho o hábito de observar as pessoas que estão ao meu redor e, consequentemente, as situações vividas por elas.

Brasileiro gosta de uma conversa, portanto era fácil iniciar um papo com famílias que estavam no restaurante enquanto esperávamos a comida chegar ou no transporte coletivo que nos levava a alguma atração turística.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por