Limonada?

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Blog.

 

Ao ler a capa da revista vida simples: “Se a vida te der limões... aprenda a lidar com as dificuldades do dia a dia, por mais azedas que sejam, e conquiste equilíbrio e tranquilidade para sua vida”, salta aos olhos e  o coração bate forte sobre os momentos difíceis da vida, cenários que se transformam do dia para noite.

As afirmações, no texto “Faça uma limonada”, que “a vida não vai lhe poupar limões”, mas aprender com eles é uma saída e que  “seja uma separação, uma morte na família, uma doença, uma frustração profissional, a vida segue em frente, e precisamos enfrentar o cenário destruído do que sobrou”, falam profundamente com o coração,  fazem lembrar e sentir que é uma tarefa difícil, mas possível.

Conflito e Aprendizagem

Escrito por Thaís Bechara e Sônia Licursi. Publicado em Educadores.

 

É aconselhável pedir que o aluno saia da sala de aula quando ele está atrapalhando?

 

Telma Vinha responde essa pergunta.

 

“Essa questão é complexa. Há conflitos de vários tipos em classe e cada um pede uma intervenção diferente - que visa educar, e não punir. Pesquisas mostram que o estudante colocado para fora se sente injustiçado e aceita sair apenas por medo de uma punição maior. Essa medida reprime temporariamente o problema, mas não o soluciona. Contudo, há situações em que a exclusão é necessária - quando, por exemplo, o aluno atrapalha a apresentação de um grupo. Nesse caso, ele deve sair e decidir quando voltar à sala sem perturbar a atividade. O importante não é a obediência, mas a atitude de cooperação. Nem sempre a sanção é essencial. Você pode, em particular, conversar com o estudante, descrever o problema e pedir que apresente soluções. Se a atitude persistir, deve cobrar o combinado. Quando ele próprio decide o que fazer, toma consciência dos atos e da necessidade de regras para melhorar a convivência.”

 

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp.

 

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/aconselhavel-pedir-aluno-saia-sala-aula-quando-ele-esta-atrapalhando-694006.shtml

 

 

 

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por