Brincar é essencial!

Observar o olhar encantado de uma criança sensibiliza qualquer pessoa.

Você já se deu conta como é delicioso ver uma criança fascinada com as conchinhas moldadas na areia da praia ou admirada com o vai e vem das ondas do mar, ora fazendo esconder os pés , ora ressurgindo-os das águas, experimentando a sensação de molhar e brincar com as coisas da vida? Como diz Winnicott o brincar é uma experiência que envolve o corpo, os objetos, um tempo e um espaço. É como a vida: tem início, meio e fim.

O simples encanta! O básico surpreende! E assim a criança vai se entretendo e descobrindo coisas novas.

Quantas vezes já presenciamos situações em que o papel do pacote encanta muito mais que o próprio presente? Quantas vezes você percebeu que o que é interessante para o adulto passa longe do interesse infantil?

Há pouco tempo, uma avó contou uma bela história: Era Páscoa e a família resolveu propor uma brincadeira com as crianças da casa. Preparou um lindo trajeto a ser percorrido cujo objetivo da atividade era achar os ovos de chocolate deixados pelo Sr. Coelho. Cuidadosamente, foram desenhadas pegadas de coelho indicando o caminho a seguir. Para deixar a brincadeira mais emocionante, foram colocadas algumas cenouras para despistar as crianças. Pois é! As crianças se divertiram e se entusiasmaram em encontrar e comer as cenouras. Os tais chocolates foram um mero detalhe e passaram desapercebidos diante dos olhares dos pequenos. Achar as cenouras passou a ser a nova brincadeira!

Criança é assim! Adultos são assim! Geralmente, o adulto faz de tudo para criar espaços que favoreçam o processo de aprendizagem.

Nesses momentos de descoberta da criança, fica visível a presença da vontade de saber instalada e manifestada.

Brincando se aprende! O lúdico tem valor formativo e, aos poucos, as crianças vão se apropriando do mundo que as cerca, vão interagindo com diferentes pessoas e objetos, vão conversando com diferentes sentimentos, estabelecendo saudáveis relações sociais, propiciando a facilidade no aprender.

Infância é a fase das brincadeiras e dos brinquedos. Inseridas nessas atividades, as crianças questionam, refletem, descobrem, utilizam uma linguagem, usam a criatividade e a curiosidade, respeitam ou mudam as regras e buscam novos conhecimentos.

Brincar é essencial na vida da criança! De acordo com Vygotsky, a criança ao brincar faz uso da fantasia, mas ao mesmo tempo faz uma ordenação do real, tendo a possibilidade de ressignificar suas experiências cotidianas.

Bibliografia

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

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    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

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