Avaliar 2014! Projetos para 2015!

Ano a ano os atores escolares verificam, através das avaliações dos alunos e professores, quais os conteúdos ensinados e aprendidos, e os resultados dos projetos realizados com as crianças e jovens.

Este ano, nós do Conversando com Educação estamos propondo que os atores escolares olhem para o ano de 2014 e pensem sobre os acontecimentos sociais, educacionais e econômicos do nosso país, levando em consideração a dimensão subjetiva dos acontecimentos e da realidade.

Como? Observem como estão os sentimentos, as ações, as convicções, os sonhos, os desejos e as vontades. Levantem quais os projetos coletivos e individuais foram produzidos na vida familiar, na vida escolar e as influências do nosso momento histórico. Ano de Copa do Mundo, de Eleições para Presidente da República, Senador e Governador.

Calendários escolares adaptados às diversas situações, famílias com suas particularidades atuando no cenário escolar. Muitos acontecimentos e produções sérias de alunos e professores. Histórias de violência, tristezas que se cruzaram com alegrias e esperança. Festa na Copa do Mundo! Frustrações com a seleção brasileira. O exemplo de preparação, empenho e solidariedade que a seleção alemã nos deixou.

No contexto eleitoral, debates violentos por disputa apenas de poder. As conquistas, as aprendizagens e a consideração ao povo brasileiro foram colocadas na caderneta de poupança com rendimentos baixíssimos. Não há projetos, há disputas de lideranças e coligações partidárias para não perderem o poder, mas não por convicções, sonhos, ideais ou reais mudanças.

E no palco da educação, o contexto de 2014 considerou o respeito à subjetividade da criança e do professor? Usou os ingredientes para aprendizagem acontecer: a paciência, a coragem, a alegria, a generosidade, o amor, a sabedoria, a justiça, a modéstia, a gratidão? E a fórmula bondade + amor = Felicidade foi vivida e adicionada ao fazer e aprender com os conteúdos e projetos?

Os atores escolares estiveram disponíveis para olhar, entender e compor com as relações de aprendizagem, levando em consideração a interação familiar, social e econômica? Houve investimento no saber dos professores?

Os atores escolares saíram da Escola sabendo o que aprenderam todos os dias?

Neste exercício diário, a avaliação final poderá levantar a proposta educacional para 2015.

E a pergunta que construirá este texto é: Qual é a aprendizagem mais importante no ano de 2014?

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    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

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