Coloquei um elogio no caderno do meu aluno

Um bom professor respeita e valoriza seus alunos. É nessa relação de trocas afetivas e respeito mútuo que os vínculos vão se entrelaçando.

Pensando nisso, é muito comum, durante o processo de correção de tarefas, incluir elogios nos cadernos e atividades dos estudantes. A grande discussão é o como fazer isso. O que deve ser registrado?

A professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas, Telma Vinha, na Revista Nova Escola (abril 2014), sugeriu algumas ações. Leia.

“Palavras de incentivo são importantes, mas devem ser usadas com parcimônia e conhecimento, pois, dependendo de como as empregamos, causam mais danos do que benefícios. Há dois tipos de elogio.

Os valorativos são aqueles relacionados à personalidade: inteligente, estudioso ou caprichoso. Apesar de agradáveis, palavras como essas podem causar dependência, fazendo com que a criança aja esperando reconhecimento do outro, sem desenvolver a capacidade de julgar a si própria. Assim, quando não é elogiada, ela se decepciona porque precisa do julgamento exterior para se sentir valorizada.

O elogio construtivo ou apreciativo, por sua vez, descreve a ação e os sentimentos de quem fala, sem julgar a personalidade ou as características do outro, deixando que tire as próprias conclusões. Em vez de “Você é tão criativo”, prefira Adorei os personagens do seu texto. A história que você criou é original e cheia de aventuras”. Os comentários devem ser relacionados à tarefa, descrevendo os pontos positivos e informando o que precisa melhorar.

É importante valorizar a iniciativa, o esforço e a ideia geral do estudante, não focando só no resultado. Nessa concepção, palavras como ótimo, muito bom, parabéns, regular ou péssimo perdem sentido porque não conduzem à reflexão nem informam a criança sobre acertos ou equívocos que podem ser revistos.

Os termos empregados devem ser sugestivos para que o aluno consiga extrair deles uma conclusão positiva e realista sobre si mesmo”.

Então perguntamos: Professor, como estão seus comentários nas tarefas de seus alunos?

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor