Conflito e Aprendizagem

É aconselhável pedir que o aluno saia da sala de aula quando ele está atrapalhando?

Telma Vinha responde essa pergunta.

“Essa questão é complexa. Há conflitos de vários tipos em classe e cada um pede uma intervenção diferente – que visa educar, e não punir. Pesquisas mostram que o estudante colocado para fora se sente injustiçado e aceita sair apenas por medo de uma punição maior. Essa medida reprime temporariamente o problema, mas não o soluciona. Contudo, há situações em que a exclusão é necessária – quando, por exemplo, o aluno atrapalha a apresentação de um grupo. Nesse caso, ele deve sair e decidir quando voltar à sala sem perturbar a atividade. O importante não é a obediência, mas a atitude de cooperação. Nem sempre a sanção é essencial. Você pode, em particular, conversar com o estudante, descrever o problema e pedir que apresente soluções. Se a atitude persistir, deve cobrar o combinado. Quando ele próprio decide o que fazer, toma consciência dos atos e da necessidade de regras para melhorar a convivência.”

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/aconselhavel-pedir-aluno-saia-sala-aula-quando-ele-esta-atrapalhando-694006.shtml

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    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

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