Ichi! Você é o professor do Beto?

Lidar com aluno desafiador é uma tarefa que exige paciência, investigação e muita dedicação.

Quem não conhece ou não ouviu falar de algum estudante cujo comportamento é extremamente difícil de ser controlado? Esse tipo de aluno, geralmente, sabe como provocar a todos, se nega (com muita habilidade) a seguir normas e regras, reage com agressividade sem a menor censura, mostra-se agitado, impaciente e desatento.

Conversando com Educação retirou de sua biblioteca um texto do livro Prevenção e resolução de problemas disciplinares, onde os autores Mark e Christine Boynton sugerem aos professores algumas estratégias de trabalho, que podem auxiliar a tarefa de lidar com tais alunos desafiadores. Leia algumas delas:

1. Delegue responsabilidades e, gradualmente, designe lideranças. Exemplos: levar mensagens à secretaria, prestar monitoria a outro aluno com dificuldade.

2. Demonstre interesse pessoal por seus alunos diariamente. Exemplos: cumprimentar os alunos ao chegar, conversar sobre assuntos de interesse deles, descobrir habilidades.

3. Não guarde mágoas. O adulto nessa relação é o professor, portanto não tome as ações do aluno como algo pessoal.

4. Procure não se queixar do aluno na sala dos professores, pois isso não contribuirá para gerar um ciclo positivo de interação entre equipe escolar e o aluno.

5. Dê início aos diálogos com os pais com considerações positivas. Valorizar o aluno naquilo que é bom e verdadeiro poderá estabelecer uma boa parceria entre família/ escola.

6. Negociar não é uma opção válida. É importante ser firme, não ceder e não deixá-lo manipular as situações vividas.

7. Critique a ação e não o aluno. Fale que a ação é inadequada e não dê adjetivos ao aluno.

8. Conte com a ajuda de uma equipe de emergência de prontidão. O Departamento de Orientação Educacional pode ser o caminho.

9. Aplique consequências imediatas e significativas.

10. Proporcione escolhas ao aluno. Fazer exigências pode não ser eficaz.

11. Corrija o aluno em particular, nunca repreendê-lo publicamente.

12.Valorize o aluno por suas conquistas sempre que possível.

Sempre foi, é e será difícil lidar com o mau comportamento apresentado por alunos desafiadores, mas com apoio da equipe, planejamento e bom engajamento com a turma será possível criar um ambiente positivo e saudável de aprendizagem.

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor