Coloquei um elogio no caderno do meu aluno

Escrito por Conversando com Educação. Publicado em Educadores.

 

Um bom professor respeita e valoriza seus alunos. É nessa relação de trocas afetivas e respeito mútuo que os vínculos vão se entrelaçando.

Pensando nisso, é muito comum, durante o processo de correção de tarefas, incluir elogios nos cadernos e atividades dos estudantes. A grande discussão  é o como fazer isso. O que deve ser registrado?

A professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas, Telma Vinha, na Revista Nova Escola (abril 2014), sugeriu algumas ações. Leia.

"Palavras de incentivo são importantes, mas devem ser usadas com parcimônia e conhecimento, pois, dependendo de como as empregamos, causam mais danos do que benefícios. Há dois tipos de elogio.

Um pouco antes das férias

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

 

O final do semestre em qualquer escola é sempre muito trabalhoso!

Reunião não falta! Tem Reunião de Pais e Mestres, reunião de avaliação de resultados, reunião de planejamento, reunião para treinamento e reciclagem..

É época de correção de provas/atividades, elaboração de relatórios, “fechamento de notas/conceitos”, montagem de gráficos comparativos de desempenho e muito mais!

As preocupações com o replanejamento e com a metodologia usada durante todo o processo de ensino/aprendizagem estão sempre presentes.

O momento é de inquietação para todos os docentes e a torcida para que o semestre termine logo é imenso. Não há dúvida sobre isso!

No entanto, mesmo antes da finalização do semestre, a escola tem que dar conta de outras tantas situações.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por