Uma fala, um exemplo, uma explicação

Escrito por Conversando com Educação. Publicado em Educadores.

 

Um professor é capaz de incluir, acolher e encantar.

Basta uma fala, um exemplo e uma explicação para despertar no outro a curiosidade, o desejo e a magia do aprender.

Tem o dom de ensinar e também de contagiar com seu saber e com seu prazer de ensinar.

Tem uma missão e uma inquietação.

Vence os desafios, trilha caminhos, busca...

Transforma escolas, mobiliza vidas.

Diversifica técnicas, sai do padrão.

Incivilidade é tema de sala de aula?

Escrito por Conversando com Educação. Publicado em Educadores.

 
Incivilidade é tema de sala de aula. Qual escola  não tem como pauta os problemas de comportamento que interferem na qualidade das relações no ambiente escolar?
Telma Vinha, professora de Psicologia Educacional da Universidade da Unicamp e colaboradora da Revista Nova Escola, aborda estratégias de gestão de aula. 
Telma fala de um modelo de convivência onde a polidez e a ética nas relações, torna o espaço escolar um local de respeito que não combina com incivilidade.
Dia após dia, se faz necessária a construção de um código de respeito entre todos os integrantes da escola. É preciso diálogo, compreender a necessidade do respeito e de se colocar no lugar do outro tratando bem seus pares.
É preciso diferenciar o que é comportamento transgressor (quebra de regras)  de comportamento que interfere na convivência de todos (violência).
Aquilo que nos incomoda particularmente  não é incivilidade. Então mascar chiclete, usar boné, falar gírias não impedem a aprendizagem. Os atos que interferem no  coletivo como provocações constantes e rispidez já necessitam de um processo de  intervenção.
Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por