Ichi! Você é o professor do Beto?

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

Lidar com aluno desafiador é uma tarefa  que exige paciência, investigação e muita dedicação.

Quem não conhece ou não ouviu falar de algum estudante cujo comportamento é extremamente difícil de ser controlado? Esse tipo de aluno, geralmente, sabe como provocar a todos, se nega (com muita habilidade) a seguir normas e regras, reage com agressividade sem a menor censura, mostra-se agitado, impaciente e desatento.

Conversando com Educação retirou de sua biblioteca um texto do livro Prevenção e resolução de problemas disciplinares, onde os autores Mark e Christine Boynton sugerem aos professores algumas estratégias de trabalho, que podem auxiliar a tarefa de lidar com tais alunos desafiadores. Leia algumas delas:

É tão difícil assim?

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

É fato que aprender não é um acúmulo de conhecimento no qual o aluno recebe e é preenchido com o conhecimento do professor. Aprender é um processo no qual ocorre uma interação do sujeito que aprende, com o sujeito que ensina, com o objeto de conhecimento e o próprio meio do qual este sujeito se insere.

Uma boa escola tem que ter como meta o favorecimento de oportunidades desafiadoras, onde o  aluno tenha condições de construir o conhecimento.

Diante de nossa realidade educacional, não é segredo que “dar aula” tornou-se um ato de bravura! É comum vermos professores insatisfeitos com o salário, com o grande número de alunos por sala, com a extensa carga horária de trabalho, com o desinteresse dos alunos, com a falta de apoio familiar, com a indisciplina e com o inadequado poder entre os dirigentes. Quanto desafio!

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por