Avaliar 2014! Projetos para 2015!

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Educadores.

Ano a ano os atores escolares verificam, através das avaliações dos alunos e professores, quais os conteúdos ensinados e aprendidos, e os resultados dos projetos realizados com as crianças e jovens.

Este ano, nós do Conversando com Educação estamos propondo que os atores escolares olhem para o ano de 2014 e pensem sobre os acontecimentos sociais, educacionais e econômicos do nosso país, levando em consideração a dimensão subjetiva dos acontecimentos e da realidade.

Como? Observem como estão os sentimentos, as ações, as convicções, os sonhos, os desejos e as vontades. Levantem quais os projetos coletivos e individuais foram produzidos na vida familiar, na vida escolar e as influências do nosso momento histórico. Ano de Copa do Mundo, de Eleições para Presidente da República, Senadore Governador.

Calendários escolares adaptados às diversas situações, famílias com suas particularidades atuando no cenário escolar. Muitos acontecimentos e produções sérias de alunos e professores. Histórias de violência, tristezas que se cruzaram com alegrias e esperança. Festa na Copa do Mundo! Frustrações com a seleção brasileira. O exemplo de preparação, empenho e solidariedade que a seleção alemã nos deixou.

No contexto eleitoral, debates violentos por disputa apenas de poder. As conquistas, as aprendizagens e a consideração ao povo brasileiro foram colocadas na caderneta de poupança com rendimentos baixíssimos. Não há projetos, há disputas de lideranças e coligações partidárias para não perderem o poder, mas não por convicções, sonhos, ideais ou reais mudanças.

Um filme, uma história e um professor

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.


Hoje dia 15, é mais um dia  no mês de outubro. É o Dia do Professor!

 

Então nada melhor do que falar daquele lugar localizado ENTRE OS MUROS DA ESCOLA e do inesquecível  MEU MESTRE, MINHA VIDA.

Professor João, Mestre José ou MR. HOLLAND, O ADORÁVEL PROFESSOR... Tanto faz como é chamado, simplesmente porque é esse o profissional que consegue deixar marcas na vida do seu aluno, tenha ele ou não UMA MENTE BRILHANTE.

Concordo com algumas pessoas que acreditam que um professor é um GÊNIO INDOMÁVEL e que sabe traduzir, com muita sabedoria A LÍNGUA DAS MARIPOSAS.

AS MENTES PERIGOSAS, desses profissionais, revelam os saberes interiorizados naquele grupo de estudo parecido com o CLUBE DO IMPERADOR ou com a SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

COM MÉRITO, o professor faz da sua vida um DUELO DE TITÃS e sabe exatamente a diferença entre SER E TER.

Que professor não sabe que PRO DIA NASCER FELIZ é preciso ouvir A VOZ DO CORAÇÃO,  estar preparado para pagar O PREÇO DO DESAFIO e  ser craque em decifrar O ENIGMA DE KASPER HAUSER  diariamente?

Todo professor sabe como questionar O LÍDER DA CLASSE e percebe o quanto os alunos dão importância para A HORA DO RECREIO.

Pode ser que QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA, mas como SOMOS TODOS DIFERENTES  vamos respeitar o jeito de cada um.

O professor sabe a hora de sair de cena e deixar o espetáculo acontecer, e é por isso, que, hoje, você é o protagonista dessa história.

Cada título de filme que ajudou a compor esse texto tem a ver com você. E essa é a nossa homenagem a todos os professores que conhecem  a importância de aprender enquanto ensinam.

Parabéns AO MESTRE COM CARINHO!

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por