O professor está em cena!

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

Basta escolher um livro didático, seguir capítulo por capítulo, conforme está exposto no plano, e em seguida, fazer uma revisão e aplicar uma avaliação. Pronto, a aula está planejada! Será? Sabemos que não é tão simples assim.

Um bom professor, antes de tudo, precisa conhecer os conteúdos que serão ensinados, relacionando esses conteúdos com os objetivos e as situações de aprendizagem.

Esse professor precisa transformar o programa em objetivos de aprendizagem e estes em situações e atividades possíveis de serem realizadas.

O ponto de partida é entrar na sala de aula ciente que os alunos sabem “muitas coisas” daquilo que se deseja ensinar e esse conhecimento será o apoio que favorecerá grandes oportunidades de contribuir para o conhecimento.

O inicio de cada ano é sempre marcado por inovações

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Educadores.

Aos Professores Educadores em 2014,

O inicio de cada ano é sempre marcado por inovações.

Sendo assim, vamos iniciar a nossa reflexão a partir da frase de Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...”

Belas palavras que alegram nossas almas e envaidecem o nosso ser.

Rubem Alves nos faz bem! A leitura de seus textos e poesias encanta e nos convoca a refletir e aprender com a magia de suas palavras.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por