Diretor como protagonista

Escrito por Thaís Bechara e Sônia Licursi. Publicado em Educadores.

 

Sendo estudante, profissional de educação, pai ou mãe, ao longo da vida, convivemos com diferentes gestores escolares. A primeira ideia que temos em relação à figura de um diretor é aquela pessoa que exerce um papel importantíssimo na instituição e tem como responsabilidade cuidar de todos os espaços: físico, financeiro, legal, pedagógico, administrativo e das relações interpessoais. Sendo um líder, não consegue atender e agradar a todos, por isso, geralmente, é alvo de elogios ou críticas.

Gustavo Ioschpe, no artigo “Diretor de escola: o protagonista esquecido”- Revista Veja (17/04/2013), compara o diretor de uma escola com o regente de uma orquestra. Relação perfeita! Segundo o autor, uma boa escola precisa saber reter bons profissionais, se interessar e estimular alunos e agradar a pais e líderes políticos. Tudo tem que estar bem afinado!

Orientação Educacional - que lugar é este?

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Educadores.


Durante alguns anos, venho refletindo sobre este lugar - Orientador Educacional - e vivenciando uma boa relação nesta função.

Reconheço que é preciso ter conhecimento, habilidade e talento para saber escutar e pensar a partir do que o outro relata, perceber as necessidades, os conflitos e ir em  busca de um caminho.
O orientador ocupa um lugar importante na escola, tem ciência do projeto pedagógico, conhece e interage, ativamente, com os educadores, alunos e famílias. Reflete sobre o universo educacional onde está inserido.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por