Orientação Educacional – que lugar é este?
Durante alguns anos, venho refletindo sobre este lugar – Orientador Educacional – e vivenciando uma boa relação nesta função.
Reconheço que é preciso ter conhecimento, habilidade e talento para saber escutar e pensar a partir do que o outro relata, perceber as necessidades, os conflitos e ir em busca de um caminho.
O orientador ocupa um lugar importante na escola, tem ciência do projeto pedagógico, conhece e interage, ativamente, com os educadores, alunos e famílias. Reflete sobre o universo educacional onde está inserido.
Nesse lugar, a função é escutar, olhar, acompanhar, visitar todos os ângulos da situação apresentada e observar as relações no espaço de aprender.
É estar ao lado dos educadores pensando sobre o projeto pedagógico, explorando conhecimentos, a classe, um pequeno grupo ou um aluno, estimulando os olhares e a busca de conhecimentos sobre si e o lugar de quem ensina e aprende com esta experiência.
Orientador é um lugar que aproxima conhecimentos, estabelece relações de confiança e ajuda a pensar sobre ações pedagógicas e o desenvolvimento emocional dentro da escola.
É um lugar muito além de… normas disciplinares, encaminhamentos e diagnósticos… Um lugar de conhecimento, troca, confiança e aprendizagem, que inclui disciplina para o trabalho escolar, respeito às diferenças e ritmos e pensar com educadores e pais sobre os cuidados nas relações e os tratamentos adequados às necessidades do aluno/filho.
Compartilhe conosco a sua reflexão sobre o lugar de educador/orientador!