Clique na tecla VÓ

Em uma determinada época da vida, pais praticam um novo papel: tornam-se avós.

Geralmente, a chegada de um  neto preenche um espaço que, até então, estava vazio, na casa e no coração dos vovós e vovôs.

Os pais dos pais ganham a possibilidade de reviver momentos da infância dos filhos de uma forma mais descontraída e divertida. É ter a chance de criar possibilidades de educar  de um jeito doce e diferenciado.  É saber organizar a vida de uma maneira mais peculiar  e  estabelecer o vínculo  com o neto.

Ter neto dá trabalho, traz responsabilidades, ocupa o tempo.

A companhia de um neto é motivo justificável  para se libertar das obrigações rotineiras . É ter boas razões para priorizar a brincadeira. É não ter pressa  para terminar a conversa. É aproveitar o momento para mostrar como o mundo funciona. É buscar estratégias únicas que ficarão na memória para sempre. É tornar aquela situação comum em algo inesquecível. É ativar os cinco sentidos e aperfeiçoar a escuta, o olhar, o toque, o sabor e a percepção dos aromas.

Visitar a vovó e o vovô  pode ser tão bom quanto saborear um delicioso e preferido sorvete no verão! Conviver com o neto pode ser tão prazeroso quanto viajar pelo mundo!

Ser vovô é buscar neto na escola. É mexer a massa e assar aquele bolo que só tem na casa da vovó. É oferecer aquela mesada  extra. É entender o significado do não e ter aquele afeto disponível guardadinho no coração.

Tomar conta dos netos torna-se uma nova atividade. Ótimo quando os netos chegam e ótimo quando vão embora, pois é preciso  recarregar as energias.

Nem tudo são flores! Vovós precisam estabelecer limites, respeitar decisões, acolher o jeito de ser dos pais, fazer escolhas, facilitar a socialização, delegar responsabilidades,  transmitir valores, contar histórias… Tudo com muita sabedoria!

Os pais sozinhos não são os únicos responsáveis pela formação do filho. Os avós podem e devem ter um papel complementar nesse cenário. É só exercê-lo de forma coerente e responsável. Aproveite! Os netos crescem e quando menos se espera a função de bisavós vai ser acionada.

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor