Férias ou feriado em dias de jogo da Copa do Mundo?

No próximo ano, escolas públicas, privadas e ensino superior, terão calendário escolar especial, devido a Copa do Mundo / 2014.

É nesse ponto que a confusão começa! Existe uma preocupação sobre o período de férias de nossas crianças e jovens em 2014, pois pessoas necessitam programar-se para as férias e empresas precisam de datas para colocar em prática seus projetos coorporativos. A decisão do período de férias escolares pode causar impactos na vida das famílias e empresas.

O Ministério da Educação (MEC) determina a aplicação de 800 horas/aulas, divididas em 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases. Isso é certo!

A Lei Geral da Copa, determina que as aulas nas cidades-sede sejam suspensas durante o período de 12 de junho a 13 de julho (Lei nº 12.663, de 5 de junho de 2012 – Art. 64 “Em 2014, os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo Fifa 2014”).

As escolas têm algumas possibilidades:

a) Começar as aulas mais cedo e terminar mais tarde.

b) Não considerar os dias de jogo do Brasil como dias letivos.

c) Alterar o período de férias.

Vale ressaltar que as instituições têm autonomia para definir o calendário escolar e esse calendário fixado pelas escolas deve seguir as peculiaridades de cada região.

Diante desse quadro, o ano de 2014 será bem particular! Prepare-se!

A escola do seu filho já definiu o calendário de 2014?

O que é para você a Copa do Mundo no Brasil? Como você conciliará o calendário profissional, escolar e as férias da família?

http://www.brasil.gov.br/esporte/2013/03/redes-de-ensino-devem-ajustar-calendario-de-ferias-escolares-durante-copa-do-mundo

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor