Se for fazer compras, leve as crianças!

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Pais e Filhos.

Fazer compras com crianças  pode ser uma boa oportunidade para tratar de assuntos financeiros com os pequenos.

Os ensinamentos de uma educação financeira infantil, ajudará a criança a cuidar do orçamento doméstico, a aprender como usar melhor o dinheiro,  a fazer escolhas e  a priorizar gastos.

Você tem o hábito de ceder à vontade das crianças durante uma compra? Você sabe ser determinado e consegue lidar com choros, gritos e escândalos caso  o desejo de compra da criança não seja realizado?

Pois é! Nada é tão fácil assim! Mas a boa notícia é que  de acordo com o  resultado de uma pesquisa,  a tal famosa birra no meio de um centro de compras só  acaba “comovendo” 4% dos pais.

Na tentativa de aprimorar o momento de fazer compras com crianças e ao mesmo tempo educá-las para a vida,  especialistas recomendam algumas ações:

A chegada de um irmão

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Pais e Filhos.

Quando nasce o bebê, o irmão se sente feliz, triste e ameaçado ao mesmo tempo. No momento em que pais, avós e tios  apresentam o novo ser, todos os olhares se voltam para ver a reação do irmão. Há sempre uma pessoa que brinca, falando sério, que  o colo foi perdido e que, agora, já está mocinho.

Atualmente, ganha presente o bebê e, por tabela, o irmão.

Com a chegada do bebê, nasce uma difícil tarefa de entender o contexto familiar. “Não faço aniversário! Hoje não é dia da criança!  O  Natal não chegou! Tem um intruso na minha casa e eu ainda ganho presentes!“.

A criança presenteada passa a ocupar o novo lugar de irmão mais velho  e, a partir dessa nova fase de vida, será convocado para ajudar mamãe e papai a cuidar do irmãozinho.

A atenção e os olhares são voltados, naturalmente, tanto para o ser que ainda é indefeso e precisa de muitos cuidados como também para o mais velho. A criança que recebe esse irmão e os pais assumem uma tarefa com muitos afazeres e sentimentos.  É uma experiência rica para além da vida familiar, um movimento para crescer e amadurecer.

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por