Passageiros, ocupem seus lugares!
Últimos meses do ano! O calendário já revela claramente que falta só o mês de dezembro e as férias de janeiro para logo ter de enfrentar novos desafios escolares.
Quanta expectativa! Mudança de escola ou até mesmo mudança de ciclo. A angústia também é real quando abordamos a passagem dos ciclos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior. Novo tipo de organização didática e nova rotina quebram a zona de conforto de pais, filhos, alunos, professores. É muita gente envolvida nessa etapa da vida escolar.
Espaços diferenciados, aumento do número de alunos na sala de aula, realização da lição de casa, leituras mais exigentes, diferentes cobranças pedagógicas e disciplinares, alcance de resultados, ampliação das relações sociais, novos professores, resoluções de conflitos… São muitos os fatores que passam a tirar o sono de muita gente!
Mudanças são necessárias e transformadoras. Algumas dicas podem ajudar durante a passagem nesse processo:
1. O aluno deve esclarecer dúvidas, curiosidades e expectativas em relação ao novo momento; conhecer os novos espaços, alguns professores e temáticas de trabalho; vivenciar o fechamento do ciclo, reconhecendo as conquistas e detalhes do novo lugar de aprendizagem.
2. A família deve conhecer a organização e dinâmica do cotidiano da próxima etapa que será vivida pelo filho, esclarecendo dúvidas, curiosidades e expectativas.
3. A escola deve assumir a responsabilidade no processo de acolhimento ao aluno e de sua adaptação à nova série e novo ciclo; resgatar com os alunos a história da vida escolar do grupo incentivando o sentimento de pertinência; mostrar que no Projeto Político Pedagógico há continuidade de permanências de normas, procedimentos e atitudes que deverão ser mantidos pela escola e pela família em parceria; promover encontros entre alunos, professores, equipe pedagógica e família com o objetivo de favorecer a adaptação e esclarecer os principais procedimentos da rotina escolar.
Rituais de passagem marcam momentos importantes em cada fase da vida das pessoas. São essenciais para nossa compreensão da passagem do tempo e principalmente para nosso autoconhecimento. Para lidar com esse momento de mudanças é importante criar e organizar vivências específicas para completar o fechamento de uma etapa e abrir-se para as novas possibilidades de aprendizagem que a vida nos impõe.