Recebi o boletim. E agora?

Fim de semestre e, com certeza, a chegada do boletim escolar é um fato inevitável!

Hora de saber se os resultados foram bons ou insatisfatórios!

Seja como for, agora é a vez de superar as dificuldades e/ou comemorar as conquistas.

É nessa hora que vem à tona o tamanho do esforço e da dedicação dispensada aos livros, cadernos e apostilas. É o momento de reavaliar a adequação da rotina de estudos, a periodicidade da realização das tarefas de casa e se foi possível resolver as dúvidas levantadas.

Sejam lá quais foram as notas sinalizadas no boletim, o diálogo é muito importante nesse processo. É sempre preciso ajudar o estudante a analisar e comparar a evolução dos resultados alcançados, estabelecer metas e avaliar possibilidades.

Caso os resultados não foram atingidos, algumas propostas podem ser pensadas na tentativa de uma recuperação : aulas de reforço, conversa com o orientador educacional, organização da rotina, ajuda de profissionais especializados, alívio da sobrecarga de atividades extras, amparo na hora do estudo e a análise comportamental.

O sentimento de ser avaliado vem com o direito de conhecer o significado da angústia, da inquietação e até do sofrimento. Isso faz parte do pacote!

O boletim prepara seus alunos para a vida, pois nesse percurso, a avaliação revela se conseguimos alcançar os resultados de aprendizagem (passar de ano, entrar na faculdade, ser aprovado no concurso, enfrentar o processo seletivo de emprego). Decidido o caminho, hora de assumir as consequências.

Sempre somos avaliados por alguém e em algum lugar nas diferentes fases da vida.

Resultados podem, ou não, serem definitivos. Existe sempre uma chance de ir em busca de melhores resultados e, com certeza, a aprendizagem adquirida reverterá a favor do sucesso.

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor