SALA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: QUE ESPAÇO É ESTE?
Hora marcada e tempo de escuta.
Sentimentos e impressões.
Organização das falas, ideias e busca de caminhos.
Conversas calmas, conflitos, choros, desesperos, brigas de crianças, professores assustados, pedidos de ajuda e limites. Pais exaltados.
Coração da escola e ação!
Encontros, gratidão, sentimentos e muitas particularidades de crianças, adolescentes e educadores . Esta é a vida que pulsa na sala de orientação educacional.
Espaço de acolhimento dos incomodos que podem produzir boas percepções, sentimentos e ações interessantes. Sala que se tranforma em um lugar que orienta para afetividade nas relações escolares e familiares em prol da aprendizagem.
Olhar e escutar, atentamente, as ciladas e perigos que crianças, adolescentes e adultos estão expostos na escola, na vida familiar e na vida social.
Estamos todos sujeitos à situações de riscos, bons encontros e desencontros tanto na vida pessoal como na formação profissional.
Empatia e escuta, conhecimento e respeito à diversidade, percepções e olhares são valores para trabalho de orientação educacional.
Diferenças. Encontro de gerações e experiências.
Respeito, composição e valores.
Segredos… sigilo e proposta de ação.
Emprestar olhares e percepções. Convidar para experimentar novas posições e promover novos encontros. Acolher os desencontros e com isso ajudar tecer novas formas de resolução dos conflitos.
Sala de orientação educacional é o espaço para promover o educar para afetividade na classe, na escola, na familia e na vida.