Tudo isso num ritual
É interessante pensar como os rituais fazem parte da nossa rotina.
Estamos iniciando o ano e vale ressaltar o quanto os ritos acompanham as pessoas nas diversas fases da vida.
Sabemos que dezembro é um mês que está embrulhado em rituais. Comemorações, brindes, encontros, presentes, mensagens, amigos, família, peru, lentilha, praia, cor branca, romã e queima de fogos acabam preenchendo os trinta e um dias do último mês do ano.
Janeiro é a vez de comemorar o descanso após um ano inteiro de trabalho. Sendo assim, se faz necessário aproveitar o verão, preparar a viagem, planejar o ócio, porque, afinal de contas, existe um período a ser festejado: as férias!
Em fevereiro, como de costume, temos o início das aulas. Hora de praticar mais um ritual de passagem. Momento de lidar com o novo, com o desconhecido. Ainda bem que tem o Carnaval, no meio desse mês, para festejarmos, com fantasia, confetes e serpentinas, a tão esperada data. Afinal, todos dizem que o ano começa a partir daí.
Durante o ano, sempre teremos uma cerimônia, uma solenidade ou uma celebração onde os rituais são bem-vindos! A festa de aniversário vem com um pacote de presente e com o famoso Parabéns a você. Se o compromisso é um funeral, temos as obrigações sociais com a despedida do ente querido e com o acolhimento à família. Assim, de ritual em ritual, percorremos formaturas, casamentos, missas, homenagens, datas comemorativas…
E, aos poucos, os gestos simbólicos repetitivos vão traduzindo nossos desejos e nossas intenções.
Bom início de ano!