Um instrumento e um contexto

O cenário? Um dia qualquer, mas não era dia de trabalho para muitas pessoas que lá estavam. Férias? Uma folga? Não importa! O dia estava reservado para o lazer.

O espaço? Certamente era um convite para o entretenimento. Uma paisagem de tirar o fôlego ! Natureza perfeita, sol ardido e alegre e um calor acolhedor.

Pessoas? Muitas! De todas as raças, credos, culturas, línguas! Mas nada disso importa! A diversão estava garantida para qualquer adulto, criança ou adolescente! Pessoas caminhavam em grupos ou sozinhas. Era possível distinguir pais, mães, avós, filhos, sobrinhos, primos, casais apaixonados e amigos inseparáveis.

Um interesse comum a todas essas pessoas? Coletar novas observações a fim de fazer um registro bem completo.

Instrumento indispensável para a maioria das pessoas? Um smartphone! Hoje em dia, parece ser impossível encontrar alguém que não carregue no bolso esse suporte de comunicação indispensável na nossa rotina diária.

Tal aparelho habita as mãos das pessoas noite e dia. Utilidade? Muitas! Pode facilitar a comunicação entre as pessoas, revelar as surpreendentes descobertas do nosso cotidiano, documentar extraordinários acontecimentos, resgatar diferentes informações em diferentes contextos…

Uma vez coletadas as observações, o próximo passo é editá-las antes que possam ser compartilhadas. A intenção das pessoas, nessa hora, é que as imagens e relatos possam ser, cuidadosamente, lidos e analisados. Então, o botão compartilhar é apertado. A postagem divulgada nas redes sociais, no Messenger, no WhatsApp fica pública .

Tudo isso é tão automático, que, muitas vezes, as pessoas estão tão envolvidas nesse mundo virtual que esquecem da boa conversa real com as pessoas que estão bem perto delas e perdem momentos únicos que só a magia do olho no olho tem.

Muitas pessoas passam muitas horas preocupadas em registrar a cena de algo que é especial (às vezes, só é especial para você) e não conseguem se envolver por inteiro com o “ao vivo e a cores”!

Com o celular nas mãos, ora estão publicando algo, ora estão atentos ao o que os amigos virtuais estão publicando!

Assim é que está o mundo moderno! Se por um lado os smartphones nos auxiliam na conexão com o mundo, por outro ângulo muitas conexões pessoais são perdidas.

Que caminho seguir então ? Agora é com você! Você decide…

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor