Uma parada… um olhar … um voo
Estamos aqui pensando, com os nossos botões, como andam os personagens da nossa cidade e o que sentem diante das adversidades no cotidiano de suas vidas.
O que pensam? São escutados, observados e acompanhados? Suas palavras e ações recebem um olhar respeitoso e são levados a sério nas suas construções pessoais e sociais?
Uma reflexão solitária pode não ser suficiente. Precisam do outro para receber ajuda, orientação e também limites. Neste encontro de ideias, sentimentos e atitudes, o que faz a diferença é o partilhar e mediar com o outro o nosso olhar.
A afeição, o apreço, a consideração, a estima, a reverência e a saudação são formas de respeito que agregam valor e sabor nas relações humanas.
A sensatez é mais um aspecto que também traz maior consciência para os dilemas da vida.
O pensar junto é uma forma boa, justa e ponderada para entender e compreender as verdades que podem ser transformadas, mudadas e impactadas em novas possibilidades.
Dar voz e falar sobre o cotidiano, discutir urgentemente os valores para o bem viver, colocar em ordem as ideias e trazer uma consciência dos limites é construir um lugar onde as atitudes sejam de fato respeitadas e usadas sem manipulação.
Inspirado no texto: Pensando bem /Rafael Tonon/ Vida Simples – julho 2014 – p. 24