Vai ter reunião hoje?
Reuniões fazem parte da rotina de vida de qualquer trabalhador. Basta verificar a agenda desses profissionais, para observar o número elevado de horas que são dedicadas a encontros com o chefe ou com a equipe.
É comum ouvirmos de pessoas convocadas para tais eventos se queixarem das horas desperdiçadas de trabalho e a falta de objetividade.
Que bom seria se toda reunião agendada tivesse objetivo claro e foco! O agendamento deveria ser item obrigatório!
Se houver planejamento, antecipação, informações de dados e pauta elaborada pelo líder para todos os profissionais convocados aumentará, consideravelmente, a chance da reunião se tornar produtiva e assertiva.
O tempo de reunião é um item a ser pensado com carinho! Reuniões intermináveis tendem a perder o foco e a contribuir para a dispersão para outros assuntos.
Todo líder precisa ouvir sua equipe, fornecer dados, exigir a participação de todos os envolvidos, resgatar sugestões, delegar tarefas, tomar as providências e cobrar resultados.
Sabemos que as decisões precisam ser compartilhadas e aprimoradas. Sempre buscando boas soluções, nada melhor que discutir com um grupo especializado sobre o assunto a ser planejado e colocado em prática. No entanto, essas reuniões devem ser úteis. Nem tudo justifica o motivo para se reunir. As pessoas, numa empresa, têm cargos e funções diferentes e é nesse contexto que, ao sair de uma reunião, a pauta tenha sido completada, os assuntos tenham sido debatidos, as responsabilidades tenham sido delegadas, os erros revistos e os riscos previstos.
Nenhuma reunião pode terminar sem uma definição das próximas etapas. É aí que o líder tem a tarefa de fazer o fechamento e fornecer as orientações necessárias para a execução das futuras ações.
É assim mesmo. Reuniões de trabalho são necessárias, mas o conteúdo delas devem se significativas e deve ter hora certa para ser iniciada e finalizada.
O investimento é grande, portanto não deixe de registrar as conclusões estabelecidas e envie o documento (ata) para todos os participantes.
Tem gente que adora reuniões de trabalho e tem gente que detesta. Então, antes de eu entrar na próxima reunião gostaria de saber: O que você acha das suas reuniões de trabalho?