E agora? Que profissão escolher?
A adolescência é uma etapa muito importante, caracterizada por profundas mudanças biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais.
É uma fase marcada por grandes transformações, que acontecem num período curto de tempo e que muitas vezes vem acompanhadas de questionamentos, medos, incertezas e inseguranças. Esses sentimentos são comuns nesta idade, já que o adolescente está procurando seu lugar no mundo e tentando dar conta de todas as mudanças que estão ocorrendo.
É uma etapa de grandes desafios, de se lançar no mundo e fazer uma escolha que representa o primeiro passo para seu futuro profissional.
Em um mundo muito estressante e cada vez mais competitivo, onde tudo “tem” que ser feito rapidamente, o adolescente precisa decidir desde cedo qual profissão deve seguir e isso não é uma tarefa fácil.
Na tentativa de ajudar os leitores a conhecer um pouco sobre orientação vocacional, escrevemos um texto que irá, de maneira informal e direta apresentar a vocês o tema.
O que pode ajudar na escolha de uma profissão quando há uma indecisão?
Ler sobre as profissões, conversar com pessoas próximas, trocar ideias com profissionais e alunos das áreas de interesse e procurar um psicólogo para fazer orientação vocacional.
O que é orientação vocacional?
Orientação vocacional é um trabalho desenvolvido por psicólogos, que ajuda a enxergar potencialidades, gostos, valores, aspirações, aptidões para que se possa optar pela melhor profissão.
O que é vocação?
A palavra vocação vem do latim VOC que significa voz humana. No senso comum seria um chamado para seguir essa ou aquela profissão. Até aí tudo bem… O problema surge quando assumimos que esse chamado é algo que nasce com a gente e que estamos predestinados a seguir. Isso não é verdade. A vocação é construída ao longo da vida de cada pessoa de acordo com suas experiências, escolhas, valores e influências (pais, professores, irmãos, profissionais e o meio cultural). O processo de escolha é difícil e trabalhoso. Há vários aspectos a serem observados e levados em consideração antes de escolhermos uma profissão.
Como é o processo de orientação vocacional?
Várias técnicas e instrumentos podem ser usados, tais como:
- Entrevistas;
- Questionários;
- Dinâmicas de grupo e
- Aplicação de testes psicológicos e vocacionais
Os profissionais de psicologia podem auxiliar a:
- Identificar talentos e habilidades;
- Ter uma visão mais clara sobre si;
- Facilitar o reconhecimento e a expressão de questões individuais;
- Levantar expectativas quanto ao futuro profissional;
- Conhecer melhor as profissões e
- Escolher a profissão que combine com as características pessoais.
A palavra orientação pode passar uma imagem errada sobre o processo de orientação vocacional. Os profissionais de psicologia irão coordenar os trabalhos e “iluminar o caminho” para que haja uma decisão, ou seja, a escolha caberá à pessoa. O trabalho desenvolvido tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre si mesmo e o conhecimento das profissões.
Quais cuidados é preciso tomar ao escolher uma profissão?
1 – Conversar com pessoas próximas sobre nossos gostos e aspirações é diferente de deixarmos os outros escolherem por nós. Muitas vezes, mesmo sem percebermos, somos influenciados pelos desejos e expectativas de outras pessoas, que acreditam saberem o que é melhor para nós. Quando escolhemos uma profissão, entre as várias disponíveis, precisamos levar em conta qual entre elas vai deixar-nos mais feliz e realizado. Podemos fazer uma analogia, imagine usar um sapato apertado que não é seu. Como seria passar horas, dias e anos da sua vida calçando um sapato de outra pessoa?
2 – É comum ouvirmos que determinadas profissões são mais fáceis ou importantes do que outras, e isso não é verdade. Precisamos questionar os estereótipos. Todo estereótipo é uma visão limitada e reduzida que te impede de ver o todo. Olhar uma profissão apenas por um ângulo há um risco de fazer uma escolha ou uma recusa equivocada.
3 – Olhar com atenção as novas tendências profissionais. As profissões que hoje são moda, ainda serão daqui a quatro ou cinco anos?
4 – Hoje em dia estamos vivendo uma vida corrida, onde tudo “tem que” ser decidido rapidamente. No entanto, uma escolha tão importante como a vida profissional precisa de tempo para acontecer.
O momento é para refletir sobre o que fazer com seu futuro profissional, é melhor do que decidir precipitadamente e mudar de ideia depois de anos de investimento num curso equivocado.
O Orientador Vocacional tem condições de ajudar a ampliar o conhecimento pessoal e profissional, buscando sintonia entre realização e satisfação.
Contatos: Daisy C. Arruda Netto – CRP 06-78666
daisy_arrudanetto@yahoo.com.br
Cilene D. Bamberg – CRP 06/76083