Coisas de Meninos e Meninas
Se você pensa que o musical Meninos e Meninas é apenas uma coletânea de músicas da geração Y, está muito enganado!
A trilha sonora, bem agradável por sinal, é pano de fundo para importantes temas ligados diretamente ao público adolescente.
Jovens talentos do mundo artístico encenam temas polêmicos e encantam a plateia de um jeito sério, direto e bem humorado sem perder a força do enredo.
Uma coisa interessante na peça é o rodízio realizado pelos atores, em dias alternados. Colocar-se no lugar do outro é essencial para conhecer e compreender as pessoas e melhorar a convivência com elas. Tentar sair de nós mesmos é imaginar como as outras pessoas sentem! Uma bela aprendizagem!
Durante a apresentação, poderia ter sido explorado, um pouco mais, o papel do adulto como mediador que estabelece um diálogo com os jovens, discute os problemas vividos e compartilhe pensamentos sobre causas e consequências.
Cada ator tem seu momento de destaque e os sentimentos estão sempre à flor da pele: amores, amizades, paixões, medos, companheirismo, incertezas.
Quando o assunto é bullying, sexualidade, anorexia, consumo de bebidas alcoólicas, somos convocados a refletir sobre preconceito, sexo, gênero, distúrbio alimentar, morte, limites.
De forma competente, deixam o recado que o consumo de bebida alcóolica não combina com dirigir, revelando as consequências daqueles que se arriscam e perdem a vida por transgressões.
Meninos e meninas colocam em pauta os sabores e dissabores da difícil e intensa relação com o mundo adulto.
Adolescer dói! É um período que tudo é muito intenso! Crianças deixam de ser crianças. É a fase que o adolescente é obrigado a enfrentar o seu próprio corpo, os pais, os amigos, a vida!
Haja conflito! Mas, querendo ou não, chega a hora de protagonizar a própria vida.
Para os pais fica o recado que dialogar é mais do que preciso e que nessa relação o adulto somos nós. Pais e professores não podem esquecer esse detalhe.
Para os jovens adolescentes fica o convite que é preciso enfrentar a inevitável passagem para vida adulta.
Com uma trilha sonora embalada pelos Beatles, Tim Maia, Legião Urbana, Katy Perry, entre outros, o musical Meninos e Meninas revela as tantas inquietações impostas ao adolescente em relação às incertezas, arrogâncias, angústias, medos e enfrentamento ao desconhecido.
Nós, espectadores, somos tocados com muita música, dança, pares românticos, assuntos polêmicos, beijos e abraços.
Vale conferir a atuação desses rebeldes jovens questionadores e seus poderosos talentos.
Meninos e Meninas
Um espetáculo de Leandro Goulart e Afra Gomes
Teatro Gazeta