Conteúdo Escrito por Sônia

Hora marcada e tempo de escuta. Sentimentos e impressões. Organização das falas, ideias e busca de caminhos. Conversas calmas, conflitos, choros, desesperos, brigas de crianças, professores assustados, pedidos de ajuda e limites. ...

    http://conversandocomeducacao.com.br/educadores/ops-e-hora-do-feedback-–-parte-ii http://conversandocomeducacao.com.br/educadores/ops-e-hora-do-feedback-–-parte-i...

“A busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda vida.” Einstein As brincadeiras antigas, os brinquedos de madeira, quebra cabeças, xadrez, tangran e outros tantos são sempre lembrados,...

Quem já não foi chato alguma vez? Quem não conviveu com alguma pessoa chata ao longo da vida? Você consegue se lembrar de algum adolescente que em algum momento mostrou-se rebelde, inquieto, insatisfeito e sem a maior paciência pa...

Observar o olhar encantado de uma criança sensibiliza qualquer pessoa. Você já se deu conta como é delicioso ver uma criança fascinada com as conchinhas moldadas na areia da praia ou admirada com o vai e vem das ondas do mar, ora ...

As conversas estimulam riquezas na vida das crianças, dos professores e criam um ambiente de aprendizagem de qualidade. O dia já iniciado em casa pode conter uma boa conversa, um café da manhã especialmente preparado ou um rápido ...

Lidar com aluno desafiador é uma tarefa que exige paciência, investigação e muita dedicação. Quem não conhece ou não ouviu falar de algum estudante cujo comportamento é extremamente difícil de ser controlado? Esse tipo de aluno, g...

Nos últimos tempos, tem se falado bastante sobre a importância da construção de espaços de autoria. É comum ver pessoas preocupadas em deixar de ser meros reprodutores de um modelo pronto. Apostar na autoria exige construção de no...

É fato que aprender não é um acúmulo de conhecimento no qual o aluno recebe e é preenchido com o conhecimento do professor. Aprender é um processo no qual ocorre uma interação do sujeito que aprende, com o sujeito que ensina, com ...