É hora do recreio

É HORA DO RECREIO

O SINAL…

Um pouco antes a professora anuncia e organiza o tempo.

Ser o primeiro a sair da sala, correr no corredor e na escada é clássico na vida de qualquer criança.

É hora do recreio…

É hora do FUTEBOL e de escolher o time. Ufa! Quem escolhe e quem é escolhido. É difícil e faz parte do aprender. É motivo de alegria, tensão e intensão. O objetivo é jogar bola. Jogar para ganhar ou aprender a perder. Ser o juiz é bastante desafiador!Alguém quer ser o goleiro?

Incluir quem joga “mais ou menos” é uma questão! Muitas vezes é na aula de Educação Física e com o professor que esta possibilidade acontece.

No entanto agora é o recreio e o importante é jogar, jogar, jogar. Tomar o LANCHE, só no caminho de volta para sala de aula. E olhe lá!

Exercitar e dividir o tempo, eis a tensão!

É hora também de escolher o lanche da cantina e com tantas ofertas o dificil é lembrar da orientação dos pais, da professora e da nutricionista. Ah! Que bom que a CANTINA é democrática, cada um tem o direito de escolher o que gosta. E tem para todos os gostos.

Bem-vindo também o lanche preparado pelos pais, saboreado e partilhado!

É hora de TROCAR CONFIDÊNCIAS com colegas, FALAR da aula, da professora e de algum colega. Comentar os acontecimentos escolares e sociais com emoção, euforia e também silêncios e olhares quando alguém se aproxima.

As professoras também curtem o recreio com os alunos, gostam de um bom bate papo. O importante é ter um olhar acolhedor e observador de como se manifestam neste espaço, suas prefêrencias e como utilizam esse tempo de recreio.

Ah! A brincadeira de TROCAR FIGURINHA! Completar o álbum, valorizar figurinhas que são mais dificéis de sair no pacotinho.Vale trocar com os amigos, professores, orientador e diretor. Quem nunca viveu esta emoção?!

No PING PONG é só alegria e correria, agilidade e rapidez, habilidade e integração, questionamento e confusão.

E de tempos em tempos, chegam os jogos cooperativos e folclóricos propostos pelos professores no recreio para dar uma organizada neste tempo e nas emoções. Renovam as brincadeiras, trazem novas regras, alegria, envolvimento, conhecimento e construção. Momento propício para criar novo repertório de brincadeiras e de descobrir novos talentos.

SINAL…

OPS! ACABOU o tempo do recreio, mas amanhã tem mais!

Quanta aprendizagem! A hora do recreio tem trinta poucos minutos e parece não se completar com todos os minutos que são representantes da hora.

Uma coisa é certa: a hora do RECREIO É DA HORA.

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor