Diretor como protagonista
Sendo estudante, profissional de educação, pai ou mãe, ao longo da vida, convivemos com diferentes gestores escolares. A primeira ideia que temos em relação à figura de um diretor é aquela pessoa que exerce um papel importantíssimo na instituição e tem como responsabilidade cuidar de todos os espaços: físico, financeiro, legal, pedagógico, administrativo e das relações interpessoais. Sendo um líder, não consegue atender e agradar a todos, por isso, geralmente, é alvo de elogios ou críticas.
Gustavo Ioschpe, no artigo “Diretor de escola: o protagonista esquecido”- Revista Veja (17/04/2013), compara o diretor de uma escola com o regente de uma orquestra. Relação perfeita! Segundo o autor, uma boa escola precisa saber reter bons profissionais, se interessar e estimular alunos e agradar a pais e líderes políticos. Tudo tem que estar bem afinado!
Todo gestor escolar deve se preocupar com a capacitação dos professores, com a criação de um clima propício ao aprendizado, com o envolvimento com a família e com um ensino ambicioso que visa ao ingresso na universidade.
O trabalho do diretor é revelado pelo trabalho de seus professores, portanto, além de ser um bom gestor, esse profissional tem que ser um líder pedagógico.
Outra marca do bom gestor é sua relação com a comunidade. Trazer os pais para perto da escola é muito importante. O diretor que espera pais e alunos na porta da escola, todos os dias, na entrada e saída dos estudantes abre a oportunidade de estreitar o contato com os pais e comentar os problemas do dia a dia. Colocar-se à disposição de todos é uma ótima estratégia administrativa.
Alguns estudos mostram que:
- A maneira como o gestor chega ao cargo é importante. Escolas que têm o diretor escolhido por processos que envolvem provas seguidas de eleição têm alunos que aprendem mais do que aquelas em que o diretor é fruto de indicação política.
- Alunos também aprendem mais nas escolas em que há um clima positivo e onde os professores reconhecem a liderança do seu diretor.
- O diretor que tem poder para contratar e demitir professores, o desempenho dos alunos é melhor.
Hoje não podemos imaginar que o diretor apenas seja um mero burocrata responsável por administrar as instalações físicas da escola e passar corretivos nos alunos indisciplinados!
O que o diretor pode e deve fazer para que a escola tenha um ótimo desempenho?
Leia o texto completo na Revista Veja – edição 2317, 17/04/2013.
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/diretor-de-escola-o-protagonista-esquecido
Gustavo Ioschpe é economista e colaborador da Revista Veja.