Ensinar e encantar
O ensinar é o nascimento do saber que se dá na relação professor e aluno. O saber do professor e a qualidade afetiva para transmitir o conhecimento é um processo. Assim todos são convidados a participar.
Ensinar com naturalidade dá a luz ao conhecimento, ilumina a inteligência e a autonomia dos alunos.
O professor vocacional autoriza, encanta e facilita as descobertas do aluno, percebendo o quanto o saber e fazer desse professor aponta caminhos e estimula o pensar.
Uma didática que encanta o aluno, que aprende e se encanta com as trocas, as descobertas, os conhecimentos e os afetos.
Podemos pensar e fazer uma retrospectiva da vida escolar e da qualidade do ensinar, observando como aprendemos e em que modelos nos espelhamos para fazer igual ou para nos distanciarmos de determinadas áreas do conhecimento. Podemos lembrar das dificuldades do aprender e daquele professor que nos ajudou a transformar e a enfrentar os desafios, estimulando o pensar e o avançar de uma forma positiva e compreensiva.
Vale relembrar dos professores que com sua forma de ensinar não conseguiram chegar em nós ou identificar a dificuldade. Uma didática que não aproxima o aluno do conhecimento, apenas cria distâncias, rotula e nomeia o lugar do não saber.
Ensinar é um processo de construção de significados que estimula o intelectual e o emocional. Ensinar produz aprendizagens.
É uma arte didática do professor, uma habilidade, uma preparação, uma competência vocacional!
A didática do professor encanta e realiza com o aluno o lugar encantador do aprender.
Inspirado no texto: Sobre Didática por Eugenio Mussak – vida simples – setembro de 2016