Escola pode ser assim?
Lá fora, o mundo mostra-se dinâmico e atraente. Será que a escola também possui as mesmas características?
Se você for convidado a visitar um espaço escolar e mesmo se não souber que lugar é esse, certamente, reconhecerá, com facilidade, tal local! Sabe por quê?
Porque uma escola tem (e sempre teve):
- Alunos sentados grande parte do tempo
- Regras comportamentais e cartazes fixados no mural
- Professor à frente e alunos como plateia
- Discursos nem sempre interessantes
- Alunos dispersos no mundo da imaginação
- Tarefas, tarefas, tarefas…
- Reuniões, reuniões, reuniões…
- Cadernos, lápis e canetas misturados com provas, boletins e avaliações
- Luta pela sobrevivência
Esse modelo de escola mostra-se bem distante de ser interessante.
Escola que é escola dialoga com gente e saberes. Tem a responsabilidade de oferecer recursos e instrumentos que contribuam para a construção do conhecimento. Tem espaço aberto para trabalhar valores e estabelecer vínculos eficientes entre professor/ aluno/ objeto de conhecimento. Tem profissionais bem intencionados. Tem dirigentes buscando bons resultados. Tem professores empenhados em ensinar e aprender. Tem alunos preparados para aprender e ensinar. Tem excelentes parcerias com alunos, família e comunidade. Então…
Chega de empurra-empurra! Seja família, seja escola, seja governo, cada um tem que saber o seu papel!