Eu ou você? Quem vai tomar a providência?

Chegou em casa e na mochila estava o comunicado:

Srs. Pais ou responsáveis,

Comunico que seu filho não apresentou as lições de casa de Matemática.

Peço a colaboração para que realize as tarefas, para aprimorar sua participação em sala de aula.

Atenciosamente

Escola

Algo não vai bem na escola. A culpa é de quem? Solicitar a ajuda dos pais ou construir oportunidades de aprendizagem para regulação de experiência de vida na escola?

Segundo Sandra Dedeschi (Mestra em Educação pela Unicamp), 100% dos pais notificados tomam uma atitude diante da reclamação. 70% usam castigos e um terço deles com punição física. Essas atitudes pouco contribuem para solucionar o caso. Muitas vezes até causam transtornos maiores.

Pai é pai, não é escola. Sendo assim, não tem formação especializada.

A escola é quem tem a responsabilidade de identificar as causas e atuar para a resolução do problema e construção de saberes.

Escola é lugar de aprender. Portanto, é preciso criar espaços institucionais para resolução dos conflitos, por meio de assembleias e círculos restaurativos, segundo a professora de Psicologia Educacional Telma Vinha.

No texto Fracasso escolar e conflitos: quem se responsabiliza?, Telma apresenta um estudo de Maria Isabel Leme (Docente do Instituto de Psicologia da USP) com os seguintes dados: para 40% dos alunos as causas dos conflitos são pelo desinteresse deles próprios ou por seus traços de personalidade. Somente 14% acreditam que a escola pode influenciar de algum modo.

Educadores tendem a culpar as famílias pelo comportamento inadequado dos alunos, mas não é isso que é revelado nas pesquisas.

Então, segundo Telma Vinha, a sugestão é que em vez de solicitar aos pais que “tomem” providências , é mais construtivo que a escola avalie seus processos”

. A responsabilidade do educador é imensa!

Releitura: Revista Nova Escola – março 2016

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    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

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