O importante é caminhar, chegar é consequência!
O texto 15 Ensinametos do Caminho de Santiago “ traz a experiência vivida em 25 dias, pela jornalista Marina Bessa que percorreu sozinha 729 km no caminho francês para Santiago de Compostela. Tempo suficiente para emergir em uma rotina nova e aprender lições valiosas com os peregrinos”.
Percebeu ao finalizar o percurso que o caminho é uma metáfora da vida. Nas caminhadas de 8 horas diárias, conheceu pessoas generosas, precisou se adaptar as intempéries, estabeleceu metas e limites para caminhar.
Escutou seu corpo e desfrutou a beleza da paisagem que alimentou e emocionou o seu percurso.
Aprendeu a aceitar e superar as condições do tempo e desafios do percurso, fazer escolhas, planejar e deixar espaços para o improviso.
Conheceu pessoas e compartilhou momentos incríveis e ao despedir-se das pessoas reconheceu o quanto foram importantes.
Esteve atenta e leu os sinais, lidou com o peso dos medos.
Aprendeu estar presente com as pessoas, se despiu da vaidade, reconheceu a sua essência, percebeu que somos todos iguais.
O importante é caminhar, chegar é consequência. Viver intensamente. Sentir a nostalgia e o encontro com a própria vida.
Marina achou que o caminho seria unir o turismo com a atividade física, mas deixou a vida fluir e foi contemplada com a plenitude da experiência.
Conversando com Educação deseja que você possa viver como um peregrino do seu caminho e manejar sua rotina com generosidade!
Leia mais… Vida Simples pág. 39 – novembro 2013 – Experiência -15 Ensinamentos do Caminho de Santiago – texto Marina Bessa – Ilustração Vanessa Kinoshita – Fotografia Alex Silva