Ops! É hora do feedback – Parte II

Chegou o dia de avaliar o desempenho do funcionário. A reunião de devolutiva requer cuidados antes, durante e após o encontro.

Aurélio Amaral da Revista Nova Escola recomenda cinco passos para um bom feedback.

1. Escolha o lugar adequado

Ouvir críticas sobre o próprio trabalho é uma situação que pode gerar desconforto. Por isso, marque uma reunião explicando qual é o assunto e escolha um local onde se possa conversar com privacidade e sem interferências.
Evite: Abordar a pessoa de surpresa e em locais de movimento, como corredores e sala de professor.

2. Comece pelos pontos positivos

Reconheça o valor do profissional. Destaque as características que evidenciem a importância dele no grupo – a iniciativa de elaborar projetos didáticos, a capacidade de mobilizar os colegas etc.
Evite: Ceder ao impulso de ir direto ao assunto que lhe incomoda. Analisar primeiro as qualidades indica que sua postura crítica é construtiva.

3. Aponte o que precisa mudar

Procure apresentar justificativas para as críticas, tendo cuidado de se dirigir apenas às atitudes. A um professor pouco assíduo, por exemplo, diga que as faltas atrasam o cronograma e os alunos perdem com isso.
Evite: Afetar pessoalmente o interlocutor, por meio de frases como “você é uma pessoa irresponsável” ou “é difícil trabalhar com você”.

4. Inverta os papéis

Pergunte se o funcionário está satisfeito com as condições de trabalho e o ambiente da escola. Peça sugestões de como melhorar os pontos em que ele julga haver falhas e sobre como você pode ajudar nesse processo.
Evite : Elaborar perguntas muito amplas, que dão abertura a repostas vagas.

5. Estabeleça metas

O feedback não tem sentido se não tiver como foco resolver os problemas. Guarde por escrito as ações que devem ser colocadas em prática e peça para que a pessoa avaliada também tome notas. Por fim, agende a próxima conversa.
Evite : Desconsiderar os registros das resoluções decididas nas reuniões anteriores. Eles devem ser o ponto de partida das próximas devolutivas.

Quais dificuldades e facilidades você enfrenta no momento do feedback?

Como tornar esse momento de avalição mais produtivo e eficaz?

http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/como-fazer-reuniao-feedback-funcionarios-665165.shtml?page=1

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor