Um dia, o trajeto da vida muda de rumo
Um dia, o trajeto da vida muda de rumo. Uma carta de despedida foi escrita, afinal esse momento ficará na memória para todo o sempre.
Queridos colegas de trabalho,
Hoje encerro minha viagem. Esse trajeto foi percorrido por muitas décadas! Hora de me despedir de uma vida profissional inteiramente dedicada a área educacional. Chegou o momento de fechar os portões da escola!
Malas prontas, despedidas feitas, chaves entregues e coração apertado!
Hora de iniciar uma nova viagem!
Com a bagagem pronta, chego à área de desembarque e percebo que tenho excesso de peso em minha bagagem! Foram tantos anos ensinando e tantos anos aprendendo! Nessa hora, tive a certeza de que carregar tanta bagagem assim valeu a pena!
Ao longo dos anos, tive o cuidado de elaborar um diário de bordo e, folheando-o, percebo quantos amigos eu fiz, quantos lugares pedagógicos percorri, quantos cartões de embarque ofereci, quantas famílias orientei e quantos passeios afetivos e cognitivos meus inesquecíveis alunos puderam compartilhar ao meu lado.
Agora, uma nova aeronave me espera! É hora de apresentar meu passaporte, pegar minha enorme bagagem. Ainda tenho tempo de passar pelo Free Shop e acrescentar mais um item: lidar com a despedida. Penso: “Como fazer isso em grande estilo?”
Então resolvo comprar um porta-retratos. Além do coração, será nele que guardarei meu extenso saber pedagógico e todos os profissionais competentes com quem tive a oportunidade de partilhar muitos conhecimentos!
Sigo em frente e, na área de desembarque, percebo que muitas pessoas estão me aguardando e muitas possibilidades estão acenando. Minha família está lá de braços abertos. Agora terei mais tempo para ela e para mim.
Continuo caminhando… vou feliz… olho para trás e visualizo tudo o que construí, os amigos que convivi… Vou feliz! Agora é a hora! Outras viagens estão programadas!
Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, trabalharam comigo.
Um beijo
Eu
Dezembro/2012