Na casa das palavras

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

As palavras podem quebrar o silêncio, exprimir pensamentos, explorar a imaginação e marcar pessoas, lugares e momentos.

Com palavras um professor expressa emoções, prepara condições para a construção de conhecimentos, explora situações de aprendizagem, formula perguntas, faz afirmações, busca argumentos e indica caminhos.

É com palavras que o aluno pede explicação, questiona, formula respostas, registra e revela  conclusões aprendidas.

É com as palavras DEZ ou ZERO que o professor quantifica o momento privilegiado de estudo.

É com a palavra PRESENTE que o professor documenta a presença do aluno na aula.

É com a expressão BATEU O SINAL que o aluno marca o tempo para o professor.

Expressões como intervenção pedagógica, capacidade de pensar e ser capaz de fazer revelam relações significativas no processo de aprender e ensinar.

A palavra PROVA não deve ser um acerto de contas, assim como a palavra DIFICULDADE não deve ser entendida como um fracasso.

A palavra VÍNCULO deve ser  vivida, estabelecida e colocada em prática .

Existe também a PALAVRA NÃO DITA, cheia de significado  e expressão, revelada pelo silêncio que grita e se faz presente através do olhar, da escuta, do sorriso, da interrogação. Uma palavra que pede aproximação, descobertas e conexão.

A sala de aula é um lugar de encontro de professor, aluno e palavras. Realmente um ao lado do outro. Sempre é tempo de cuidar das relações, estabelecer a comunicação e resgatar a afetividade.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por