Professor faz isso todo dia!

Era uma manhã ensolarada. Dia perfeito para uma caminhada no parque!

Durante o percurso, lá estavam pessoas circulando entre alguns animais e muitas árvores e flores.

Na deliciosa tarefa de observar tudo o que se passa a minha volta, deparei-me com três professoras e um grupo de crianças que cursavam o 1°ano B do Ensino Fundamental.

A maior preocupação das professoras que acompanhavam a garotada era manter a turma sob os seus olhares vigilantes enquanto caminhavam. Sempre juntos!

Existia uma ordem presente: ninguém podia se afastar. Um olhar no início da fila, outro no meio e outro lá no final garantiam o cumprimento da regra.

Paravam para observar os peixes que nadavam na lagoa, ficavam perplexos com o desfilar do pavão no meio do povo, corriam das galinhas que ciscavam e tentavam contato com todos esses “extraterrestres urbanos”.

Professoras pesquisadoras não davam respostas prontas. Perguntas eram elaboradas e hipóteses eram levantadas com o objetivo de chegar a uma conclusão a partir dos argumentos estabelecidos.

Brincando, professoras desafiavam seus alunos num ritmo acelerado e assim o processo de ensinagem e aprendizagem ia acontecendo.

Na hora do lanche, lá estavam elas preocupadas com a organização que a atividade exigia: cuidar do espaço público e da alimentação das crianças.

Na hora de ir embora, a famosa contagem dos alunos e a permissão dos últimos registros fotográficos.

Crianças sempre obedientes? Nem sempre! Um aluno queria esperar o pavão abrir sua cauda colorida. Contestou, reclamou, mas mesmo tendo um argumento totalmente justo, não conseguiu realizar seu desejo. A atuação firme da professora e sua habilidade em lidar com protestos infantis auxiliaram no estabelecimento do limite. O garoto teve que trabalhar com sua frustração.

Professor faz isso todo dia! Esse fazer pode ser entre os muros da escola ou fora deles. Tenho certeza que não existe um único professor que desconheça os passos desse dia que eu escolhi relatar! É isso! O dia a dia de um professor é sempre pensado, planejado e estudado, no entanto, por mais que esteja registrado no papel o plano de cada aula, esse momento é único, inédito e especial!

Feliz Dia dos Professores! Parabéns!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor