Um pouco antes das férias

Escrito por Thaís Bechara. Publicado em Educadores.

 

O final do semestre em qualquer escola é sempre muito trabalhoso!

Reunião não falta! Tem Reunião de Pais e Mestres, reunião de avaliação de resultados, reunião de planejamento, reunião para treinamento e reciclagem..

É época de correção de provas/atividades, elaboração de relatórios, “fechamento de notas/conceitos”, montagem de gráficos comparativos de desempenho e muito mais!

As preocupações com o replanejamento e com a metodologia usada durante todo o processo de ensino/aprendizagem estão sempre presentes.

O momento é de inquietação para todos os docentes e a torcida para que o semestre termine logo é imenso. Não há dúvida sobre isso!

No entanto, mesmo antes da finalização do semestre, a escola tem que dar conta de outras tantas situações.

Festa Junina é uma delas. Neste contexto, é preciso um olhar direcionado no que se refere a escolha e ensaios das danças folclóricas, do conteúdo a ser trabalhado, do acolhimento dado aos pais e convidados, do cuidado com o ambiente escolar e com todos os preparativos que são necessários para que o evento seja um sucesso.

A disponibilidade para as matrículas dos novos alunos é outro fator que a escola não pode desprezar. Se faz necessário pensar no agendamento de reunião com pais, na análise e recebimento da documentação escolar, no processo de avaliação em relação ao perfil do novo aluno, na entrega da lista de material e na visitação do espaço escolar.

O Curso de Férias é também um outro detalhe a ser considerado. O ambiente deve estar preparado para receber os alunos de diferentes faixas etárias, durante todo ou parte do mês de férias. Atividades diversificadas, professores preparados para administrar aulas com um olhar voltado para a área do saber,  diferentes recursos que abordam a situação complexa de ensinar e estratégias adequadas na intervenção pedagógica são alguns itens que devem ser ponderados.

Achando pouco? O que falta ainda pensar antes de sair de férias?

Vale relembrar que é preciso organizar os armários, os materiais didáticos, a sala de aula, os murais...

Trabalhar em  espaço escolar é estar sempre preocupado com a aquisição do conhecimento. É poder reinventar o conhecido  e descobrir outras perspectivas.

E assim, o mês de junho vai terminando e as férias vão se aproximando.

É tempo de aproveitar!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por